* CURSO EXCLUSIVO DE MAGISTRADOS *

Objetivo Geral

Gerir uma Unidade Judicial, levando em conta técnicas e estratégias comportamentais de gestão de pessoas, desenvolvendo times, assim como elaborar e executar planos de ação.


Tutores: Fábio Penezi Póvoa e Erisevelton Silva Lima

06 de fevereiro a 14 de março de 2023

Tutora: Dra. Flávia de Almeida Viveiros de Castro

Aula síncrona: dia 16 de fevereiro das 16h às 17h30 - Dra. Cláudia Lima Marques

Pré-requisito: Magistrados e servidores que possuem FOFO nível 1.

EMENTA
Conceito de Inovação e criatividade. Desenvolvendo o potencial criador. Inovação, docência e planejamento. Aprendizagem Baseada em Problemas, ou ABP e PBL. Aprendizagem Baseada em Projetos, ABProj. Problematização com o Arco de Maguerez. Aprendizagem entre Pares no recurso do Moodle. Sala de Aula Invertida (SAI). Estudo de Caso. Simulações. Quis. Glossário. Karot. Desafios Trilhas de aprendizagem. Recursos de suporte e de mobilização para a aprendizagem: fatores de interatividade, criatividade e afetividade no ambiente virtual.

*** EXCLUSIVO MAGISTRADOS ***


A portaria nº 27 do Conselho Nacional de Justiça, de 02.02.2021 normatizou o Protocolo para julgamento com perspectiva de gênero, que é fruto do compromisso institucional do Poder Judiciário com a equidade de gênero, o que decorre das obrigações assumidas pelo Estado brasileiro na temática. 

Recentemente, em março do corrente ano, o CNJ determinou a necessidade de capacitação de magistrados e magistradas com base no referido protocolo, a partir da resolução nº 492/2023. Assim, a atuação judicial deve ser voltada para conhecer todos os aspectos que permeiam as relações interpessoais, sobretudo, os fatos relacionados à violência de gênero que é, constantemente, a causa de violência institucional. 

Demais disso, a atuação com perspectiva de gênero decorre de uma necessidade constante de preservar a dignidade da pessoa humana como valor normativo central das regras constitucionais. 

Desta feita, dado ao alto grau de especialização da matéria, faz-se necessário o aperfeiçoamento constante dos profissionais que militam na área, a fim de que haja uma melhor prestação jurisdicional.

** CURSO EXCLUSIVO PARA MAGISTRADOS **

O presente curso pretende trabalhar em três eixos, sempre com a finalidade de aprimoramento teórico e prático do ato de fundamentar: a fundamentação como fator de legitimação do exercício da jurisdição e, consequentemente, do provimento, aspectos processuais e a utilização dos precedentes. Assim, cada magistrado(a) poderá contribuir com suas decisões para a manutenção da coerência, estabilidade e integridade do nosso ordenamento jurídico, restabelecendo a confiança do jurisdicionado, atendendo ao princípio da razoável duração do processo e, também, conferindo maior qualidade à atividade jurisdicional.

* CURSO EXCLUSIVO PARA MAGISTRADOS *

Realizar o controle de convencionalidade na prestação jurisdicional criança e do adolescente, superando a dicotomia entre teoria e prática, a partir da releitura de decisões produzidas na esfera do Direito da Criança e do Adolescente.

* CURSO EXCLUSIVO PARA MAGISTRADOS *